Como inserir o design dinamarquês em seus projetos

 

A estética do design escandinavo teve origem nos cinco países nórdicos: Finlândia, Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia. Nessa série de posts por aqui, estamos abordando em específico o design dinamarquês, mas muitos pontos são comuns em todos eles. E para inserir o design dessa região em projetos ou ambientes, é preciso antes entender um pouco sobre a base desse estilo e modo de vida de seu povo.

Simplicidade, minimalismo e forma seguindo a função caracterizam a estética dinamarquesa. Mas isso não significa que esse seja um estilo desprovido de charme, arte ou criatividade. Pelo contrário. Há, neste caso, a necessidade de extrair mais utilidade e valor de um objeto sem que ele deixe de ser esteticamente bonito. Abaixo, exploramos um pouco dos pontos chave do estilo dinamarquês.

>> Quer se aprofundar um pouco mais no assunto? Aqui abordamos um pouco sobre os estilos arquitetônicos tradicionais do país e aqui falamos sobre o estilo de vida de seus habitantes.

 

Pilares do design dinamarquês

Composição, formas e linhas limpas são as questões chave do quebra-cabeça do design típico da Dinamarca. Além disso, o espaço vago é interpretado também como uma questão crucial que integra um projeto ou ambiente, e não como um vazio, pura e simplesmente.

Você já se perguntou qual é o segredo do design dinamarquês? É uma abordagem minimalista para tornar um espaço aconchegante. O minimalismo está no cerne de tudo. Durante o inverno nessa região, há pouca luz do dia. Para encontrar conforto em estar tanto tempo dentro de casa, os escandinavos projetam seus espaços com materiais e padrões orgânicos para adicionar um toque da natureza. Os esquemas de cores são mais neutros, o que cria um efeito calmante. A ordem por trás dessas práticas tem a ver com a praticidade do uso dos objetos - o apelo estético vem depois.

 

Inspiração na natureza

As pessoas que vivem nos países escandinavos adoram estar ao ar livre. Como os invernos são rigorosos nessa região, esses povos desenvolveram um apreço singular pelo exterior, pela natureza e pela luz natural. Além disso, a paisagem dessa parte do mundo é nada menos que deslumbrante: montanhas, fiordes, cachoeiras, lagos, até a aurora boreal…

Não deve ser surpresa, então, notar que o design dessa região é inspirado na natureza, e que os grandes espaços ao ar livre e todos os tipos de beleza natural são temas proeminentes e contínuos dentro da estética. Logo, pra trazer esse ar dinamarquês a um projeto, aposte em elementos como folhas, árvores, madeira, cascas, estampas naturais, ilustrações inspiradas na natureza.

 

Paleta neutra e estampas típicas

A vida na Dinamarca parece ter uma paleta de cores exclusiva - tendo por base, é claro, os tons neutros claros e tons pastel. Aqui entram ambientes dominados por branco, nuances de cinza e bege, cores com pouca saturação (como azul, verde, amarelo e rosa clarinhos) em contraste com pequenos detalhes em preto, marrom e cores bem vivas.

 

Outro elemento que pode tanto ajudar a equilibrar um ambiente ou um projeto quanto dar um charme extra são as estampas típicas escandinavas. Normalmente elas contêm padrões baseados em ilustrações simples e planas - podem ser de animais, botânicas ou geométricas, geralmente simétricas. Bons exemplos são: silhuetas de árvores, flocos de neve, flores estilizadas.

Pense em um ambiente todo branco com um móvel em tom verde vivo, vermelho ou laranja e um tapete com formas geométricas em branco e preto, por exemplo. Esse é um ótimo esboço de ambiente tipicamente dinamarquês.

 

Ar artesanal

A arte e o trabalho artesanal desempenham um papel influente no estilo de vida dinamarquês. Ilustrações manuais, fontes personalizadas, padrões originais e gravuras de artistas locais costumam fazer parte das casas e dão vida aos ambientes. Aqui entram também cachepôs e tapetes em fibras naturais (como tecido ou palha), mantas em tricô e outras coisas que possam ter sido feitas pelos habitantes da casa (ou que pareçam ter sido!).

E para finalizar, se você curtiu essa postagem, fique de olho aqui no blog da Artesian para mais conteúdo ligado à arquitetura, design e tendências. Aproveite também para seguir nossa conta no Instagram. 

 

Categoria: Arquitetura e Decorações

Publicado em: 09/09/2020

Leia Também

Estilo de vida dinamarquês: Os reis da simplicidade

Você já ouviu falar no termo dinamarquês hygge? A palavra pode até ser difícil de pronunciar e de tentar traduzir, mas está famosa no mundo todo.

Leia mais

28/08/2020

Arquitetura dinamarquesa: A riqueza de estilos

Hoje uma das mais famosas do mundo, a arquitetura dinamarquesa tem suas raízes nos acampamentos vikings de mais de mil anos de idade.

Leia mais

19/08/2020

Utilizando móveis de design para aumentar o consumo em sua franquia

Saiba como os móveis para franquias podem auxiliar na decoração e aumentar o consumo na sua rede ou unidade franqueada.

Leia mais

29/06/2020

O design em espaços gastronômicos

Projetar um ambiente gastronômico comercial não é tarefa fácil. Cabe ao projeto transmitir a essência da marca através da decoração, ao mesmo tempo em que entrega funcionalidade e conforto. Por isso, se você está com dúvidas sobre o tema, confira aqui algumas dicas de design para espaços gastronômicos.

Leia mais

20/08/2019

Como escolher móveis que transmitem a hospitalidade do seu Hotel

Seja para receber hóspedes durante as férias ou em viagens de trabalho, os hotéis foram projetados para acolher e proporcionar conforto aos visitantes.

Leia mais

28/07/2020

Como grandes redes de Shoppings estão repensando suas estratégias?

O fato da sociedade estar em constante mudança, exigiu dos shoppings centers a adoção de novas estratégias para atender às exigências do consumidor. Em meio a este cenário, soluções como a busca por maior acessibilidade

Leia mais

28/07/2020