Estados Unidos: uma imersão no estilo de vida e moradia americano

 

Quem são os norte-americanos?

Os Estados Unidos são hoje o terceiro maior país do mundo em população - são cerca de 330 milhões de pessoas vivendo por lá, segundo dados oficiais de 2020 do censo norte-americano. Além dos nativos americanos que já viviam no continente, a população dos Estados Unidos foi construída com a imigração de outros países.

 

Por causa disso, os Estados Unidos estão entre as nações com maior diversidade cultural do mundo. Quase todas as regiões do planeta influenciaram a cultura norte-americana, principalmente os ingleses que colonizaram o país no início do século XVII. A cultura dos EUA também foi moldada pelas culturas dos nativos americanos, latino-americanos, africanos e asiáticos. É por isso que, muitas vezes, o país é descrito como um "caldeirão" em que diferentes culturas contribuíram com seus próprios "sabores" distintos.

 

Dito isso, é praticamente impossível generalizar. Os Estados Unidos são um país grande, populoso e muito diverso. Não há um único jeito de viver e morar. Mas há, é claro, o famoso "american way of life", tendência de estilo de vida que surgiu e se consolidou no período pós-guerra do século passado.

 

American Way of Life

Depois de uma série de crises causadas pela Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos voltaram a prosperar. E é justamente nesse contexto que se consolida esse estilo de viver bastante focado no patriotismo e no consumo. É um estilo que estava presente em propagandas, cinema, meios de comunicação. E que acabou por influenciar a população ávida por deixar no passado as crises recentes.

 

 

Nessa época, os grandes sonhos de consumo eram carros, aparelhos de televisão, eletrodomésticos e recém inventados produtos de beleza. A população tinha emprego, crédito e queria consumir. E isso influencia o modo de viver dos norte-americanos até hoje, mesmo décadas depois. Tanto é que as casas mudaram também ao longo das últimas décadas, sempre com o objetivo de acomodar tudo que agora as famílias poderiam comprar.

 

O modo de morar norte-americano

Em 1973, a casa familiar média norte-americana tinha 140 metros quadrados, de acordo com o US Census Bureau, a entidade responsável pelo censo no país (como o IBGE por aqui). Em 2010, esse número já tinha passado para 200 metros quadrados. E, em 2018, havia inchado para 226 metros quadrados. Quem em 1973 teria acreditado que uma casa típica norte-americana recém-construída seria 60% maior do que a deles em 45 anos?

 

Há outro fator interessante a se levar em consideração. O Statista.com (empresa que faz levantamento de dados e tendências no mundo todo) afirma que a residência média em 1973 compreendia 3,01 pessoas. Isso significa que a casa oferecia 47 metros quadrados por pessoa. Mas em 2018, essa casa havia encolhido para 2,53 pessoas. E cada um tinha 89 metros quadrados para si.

 

 

Ou seja, ao longo dos anos, as vontades das décadas passadas foram se estabelecendo cada vez mais no modo de viver e morar norte-americano. E o espaço extra é considerado, para muitos, um dos grandes luxos que um lar tem a oferecer. Além disso, o censo de 2018 dos EUA listou também cerca de 840.000 novas casas com os seguintes recursos:

 

-        Ar condicionado 783.000 (93%)

-        Quatro ou mais quartos 376.000 (45%)

-        Três ou mais banheiros 306.000 (36%)

-        Deck, varanda ou pátio externo: 771.000 (92%)

-        Gás usado como principal combustível para aquecimento 503.000 (60%)

-        Porão total ou parcial 213.000 (25%)

 

Outras características residenciais populares para compradores recentes incluem lavanderias, garagens com espaço de armazenamento, pisos de madeira, despensas e iluminação externa.

 

Em suma, os norte-americanos buscam imóveis espaçosos e confortáveis, equipados com aparelhos que tornem a vida mais confortável. Isso vem se acentuando desde a metade do século passado, quando emergiu também a arquitetura modernista no país. Aqui no blog da Artesian, inclusive, já temos alguns artigos sobre esse estilo em específico e também sobre o arquiteto George Nelson. Se você se interessa pelo assunto, não deixe de conferir. Aproveite também para seguir o perfil da Artesian nas redes sociais, assim você fica por dentro das novas postagens.

 

Categoria: Arquitetura e Decorações

Publicado em: 25/11/2020

Leia Também

Como utilizar a arquitetura modernista americana nos seus projetos

O mundo do qual o modernismo nasceu - ou seja, o do século passado - já não é mais o mundo de hoje. Mas o modernismo - como um estilo e uma filosofia - ainda domina muito do discurso arquitetônico e do design de hoje.

Leia mais

04/12/2020

O modernismo americano na arquitetura

Entre o final do século XIX e início do século XX, uma tendência começou a tomar conta da arte, da cultura e, consequentemente, da arquitetura em vários lugares do mundo: o modernismo.

Leia mais

09/11/2020

Como inserir o design dinamarquês em seus projetos

A estética do design escandinavo teve origem nos cinco países nórdicos: Finlândia, Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia.

Leia mais

09/09/2020

Estilo de vida dinamarquês: Os reis da simplicidade

Você já ouviu falar no termo dinamarquês hygge? A palavra pode até ser difícil de pronunciar e de tentar traduzir, mas está famosa no mundo todo.

Leia mais

28/08/2020

Arquitetura dinamarquesa: A riqueza de estilos

Hoje uma das mais famosas do mundo, a arquitetura dinamarquesa tem suas raízes nos acampamentos vikings de mais de mil anos de idade.

Leia mais

19/08/2020

Utilizando móveis de design para aumentar o consumo em sua franquia

Saiba como os móveis para franquias podem auxiliar na decoração e aumentar o consumo na sua rede ou unidade franqueada.

Leia mais

29/06/2020

O design em espaços gastronômicos

Projetar um ambiente gastronômico comercial não é tarefa fácil. Cabe ao projeto transmitir a essência da marca através da decoração, ao mesmo tempo em que entrega funcionalidade e conforto. Por isso, se você está com dúvidas sobre o tema, confira aqui algumas dicas de design para espaços gastronômicos.

Leia mais

20/08/2019

Como escolher móveis que transmitem a hospitalidade do seu Hotel

Seja para receber hóspedes durante as férias ou em viagens de trabalho, os hotéis foram projetados para acolher e proporcionar conforto aos visitantes.

Leia mais

28/07/2020

Como grandes redes de Shoppings estão repensando suas estratégias?

O fato da sociedade estar em constante mudança, exigiu dos shoppings centers a adoção de novas estratégias para atender às exigências do consumidor. Em meio a este cenário, soluções como a busca por maior acessibilidade

Leia mais

28/07/2020