Estilo de vida dinamarquês: Os reis da simplicidade

Você já ouviu falar no termo dinamarquês hygge? A palavra pode até ser difícil de pronunciar (fala-se hoo-gah) e de tentar traduzir, já que não existe uma tradução direta para o português, mas mesmo assim acabou ficando famosa no mundo todo. Esse é um termo que resume muito bem o modo de vida dos dinamarqueses e virou até marca registrada desse povo. Eles são considerados experts em simplicidade, praticidade e aconchego em seus lares.
E é basicamente que isso que significa hygge, palavra que nasceu no final do século XVIII e hoje faz parte do cotidiano da população local. Tanto que até a secretaria de turismo do país tentou explicar o termo para quem quer conhecer mais sobre a cultura dinamarquesa: "hygge é a arte de criar uma atmosfera acolhedora, para aproveitar as boas coisas da vida com pessoas queridas". Ou seja, o termo está ligado ao bem-estar, aconchego, tranquilidade, segurança e contentamento.
As casas dinamarquesas
Na prática, tudo isso significa que os dinamarqueses fazem suas escolhas de moradia e lazer pensando no bem estar. Como os países nórdicos têm invernos longos e rigorosos, suas populações tendem a priorizar ambientes internos simples e acolhedores. E fazem isso por meio de elementos como paletas de cores neutras e tons pastel, sobreposição de mantas nos sofás, almofadas com textura, uso de velas e luzinhas em tons quentes, lareiras e etc.
Quanto aos móveis, os dinamarqueses costumam preferir designs minimalistas e práticos. Gostam de misturar texturas e materiais, sempre com foco no conforto - como madeira e lã. Uma simples cadeira de madeira com design minimalista, por exemplo, pode ganhar um ar totalmente hygge quando se adiciona uma almofada com capa de tricô e uma manta.
Além disso, é preciso lembrar também que países com invernos muito frios são também os que mais apreciam dias de clima mais quente, sol e céu azul. Então essa filosofia pode também ser adaptada a ambientes externos - os dinamarqueses também gostam de fazer picnics em parques e churrascos com os amigos nos jardins. Além disso, adoram passeios de bicicleta e festivais de música ou comida.
Leia também:
A atitude certa
Apesar de muito se falar em decoração e design quando se fala no estilo de vida dinamarquês, é preciso lembrar que ele não se resume a isso. As casas e ambientes são, inclusive, apenas um dos pilares do modo de vida desse que é um dos povos mais felizes do mundo. Segundo o The World Happiness Report, publicação anual das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Dinamarca ocupa hoje o segundo lugar no ranking dos países mais felizes - ficando atrás apenas da Finlândia e seguida por Noruega, Islândia e Holanda no top 5.
E isso nada mais é do que um reflexo do que os dinamarqueses valorizam no dia a dia. Nesse caso, se reunir com família ou amigos para uma refeição, tomar um vinho ou outra bebida como chá ou chocolate quente, fazer um picnic quando o clima permite. O próprio governo dinamarquês diz que a "atitude hygge" define o povo dinamarquês por meio da valorização do bem estar para todos e diz que essa é a verdadeira "celebração das pequenas alegrias cotidianas".
Isso também tem a ver com alguns dos outros elementos que fazem parte do estilo de vida de quem vive na Dinamarca: tentar adotar um ritmo mais lento para apreciar todos os momentos em família ou amigos sem stress, fazer uma coisa de cada vez, focar no que é simples e essencial para uma vida mais feliz.
E se você gostou desse assunto - e da atitude hygge - continue ligado no blog da Artesian. Em breve teremos mais posts sobre o assunto. E aproveite também, é claro, pra nos seguir no Instagram.
Categoria: Arquitetura e Decorações
Publicado em: 28/08/2020
Leia Também
Como utilizar a arquitetura modernista americana nos seus projetos
O mundo do qual o modernismo nasceu - ou seja, o do século passado - já não é mais o mundo de hoje. Mas o modernismo - como um estilo e uma filosofia - ainda domina muito do discurso arquitetônico e do design de hoje.
04/12/2020
Estados Unidos: uma imersão no estilo de vida e moradia americano
Para que a gente entenda um pouco melhor sobre os Estados Unidos, seus habitantes e seu modo de viver e morar, é preciso primeiro olhar um pouco para a história deste país.
25/11/2020
O modernismo americano na arquitetura
Entre o final do século XIX e início do século XX, uma tendência começou a tomar conta da arte, da cultura e, consequentemente, da arquitetura em vários lugares do mundo: o modernismo.
09/11/2020
Como inserir o design dinamarquês em seus projetos
A estética do design escandinavo teve origem nos cinco países nórdicos: Finlândia, Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia.
09/09/2020
Arquitetura dinamarquesa: A riqueza de estilos
Hoje uma das mais famosas do mundo, a arquitetura dinamarquesa tem suas raízes nos acampamentos vikings de mais de mil anos de idade.
19/08/2020
Utilizando móveis de design para aumentar o consumo em sua franquia
Saiba como os móveis para franquias podem auxiliar na decoração e aumentar o consumo na sua rede ou unidade franqueada.
29/06/2020
O design em espaços gastronômicos
Projetar um ambiente gastronômico comercial não é tarefa fácil. Cabe ao projeto transmitir a essência da marca através da decoração, ao mesmo tempo em que entrega funcionalidade e conforto. Por isso, se você está com dúvidas sobre o tema, confira aqui algumas dicas de design para espaços gastronômicos.
20/08/2019
Como escolher móveis que transmitem a hospitalidade do seu Hotel
Seja para receber hóspedes durante as férias ou em viagens de trabalho, os hotéis foram projetados para acolher e proporcionar conforto aos visitantes.
28/07/2020
Como grandes redes de Shoppings estão repensando suas estratégias?
O fato da sociedade estar em constante mudança, exigiu dos shoppings centers a adoção de novas estratégias para atender às exigências do consumidor. Em meio a este cenário, soluções como a busca por maior acessibilidade
28/07/2020
+
Destaques