Jaime Lerner

Jaime Lerner

Em 2018, Jaime Lerner foi eleito como o segundo urbanista mais influente de todos os tempos. Organizada pela revista de planejamento urbano Planetizen, a lista conta com 100 nomes definidos através de indicação e votação.

 

O critério de escolha levou em consideração a influência que os urbanistas escolhidos promoveram em suas cidades.

 

Jaime Lerner

Renomado arquiteto e urbanista, Jaime Lerner é um dos pioneiros no desenvolvimento sustentável em planejamento urbano.

 

Nascido em Curitiba e graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964, Jaime Lerner é o co-criador do Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba, também conhecido como IPPUC.

Por três vezes eleito prefeito de Curitiba, Lerner liderou a revolução urbana que implementou uma série de reformas sociais, econômicas, ecológicas e urbanas, tornando Curitiba conhecida por seu planejamento urbano e, principalmente, por seu transporte público integrado, considerado um dos mais inovadores do mundo devido à sua eficiência, qualidade e custo.

Este mesmo tipo de sistema foi então implementado em Seul, Los Angeles e oitenta outras cidades ao redor do mundo.

Além de prefeito de Curitiba, Jaime Lerner também foi eleito duas vezes governador do Paraná. Como governador, Lerner usou uma política de atrair capital para transformar o Paraná em um dos polos industriais do Brasil, gerando investimentos de mais de US $ 20 bilhões entre 1995 e 2001.

Após sua experiência em Curitiba, Lerner se concentrou em reproduzir no governo o que havia implementado em seu mandato como prefeito, tendo como prioridade transporte, educação, saúde, saneamento, lazer e industrialização de todo o estado.

Fora dos cargos públicos, Jaime Lerner continuou desenvolvendo diversos projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Desde 2003, preside o Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), seu escritório de arquitetura localizado em Curitiba. Na JLAA Lerner desenvolve projetos para os setores público e privado para cidades do Brasil e do exterior.

 

Premiações
Além do reconhecimento da revista Planetizen, Jaime Lerner já recebeu vários outros prêmios internacionais, incluindo o mais alto Prêmio Ambiental das Nações Unidas (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA, e Prêmio “Volvo Environment Prize 2004”.

Ele também falou em importantes conferências, incluindo a 53ª Conferência Anual das Nações Unidas (2000). Em 2010, Lerner foi indicado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela revista Time.

 

Design
Além da arquitetura e urbanismo, Jaime Lerner também deixa sua marca no cenário do design nacional.

 

A Chaise Urca, criada pelo arquiteto e produzida exclusivamente pela Artesian, homenageia o famoso morro do Rio de Janeiro. Com suas linhas simples e sensuais, a Urca evoca o charme carioca numa verdadeira declaração de amor ao Rio e sua paisagem característica.

 

 

Categoria: Designers

Publicado em: 02/09/2019

Leia Também

Hans J. Wegner

O designer Hans J. Wegner fez história ao aliar funcionalidade e beleza em seus projetos, recebendo, ao longo de sua carreira, o título de “mestre das cadeiras”.

Leia mais

20/08/2019

Charles & Ray Eames

Charles & Ray Eames foram um casal de designers americanos que, juntos, reinventaram o mercado de mobiliário moderno e elegante. Conheça algumas peças dos Eames vendidas na Artesian.

Leia mais

02/09/2019

O legado de Florence Knoll

Com criações modernas e elegantes, Florence Knoll fez história no design americano. Conheça mais do estilo de uma das arquitetas mais importantes do século XX.

Leia mais

02/09/2019